A matrix pode não estar tão longe.

The Matrix

Segundo Michael McGuigan, do Laboratório Nacional Brookhaven, nos Estados Unidos os supercomputadores estão se aproximando de adquirir capacidades que os permitirão criar realidades virtuais ‘à la Matrix’ e ainda que a distinção entre mundo real e virtual será muito difícil.

Uma variante do Teste de Turing foi criada, o Teste de Turing Gráfico, onde um júri humano interage com um mundo virtual e deve ser incapaz de distingui-lo da realidade.

“Nós queremos dizer com interação, que você poderá controlar um objeto – girá-lo, por exemplo – e ele será criado de forma automática em tempo real,” explica McGuigan.

O pesquisador usou o supercomputador Blue Gene/L da IBM (que pode alcançar 103 teraflops) para testar a atual capacidade de renderização em tempo real. Ele chegou à conclusão que ainda não é possível passar pelo teste Turing gráfico já que a para a renderização em tempo real de um mundo virtual seria necessário acima de um petaflop, o que equivale a 1.000 teraflops. Ou seja, só teríamos que esperar até que os supercomputadores sejam 10 mais poderosos do que são hoje.

Incredulidades a parte eu acho, que mesmo que fosse possível alcançar processamentos de 1 pentaflop, não seria o suficiente para se dizer que teríamos mundos virtuais como a matrix. Até por que para se tornar indistinguível o mundo virtual requereria muito mais do que interação com ele em si, mas também nós passar sensações como cheiros e estímulos ao tato. Mas declarações de pesquisadores como essas reforçam a tese de que um dia viraremos bateria de robô 😈 teremos uma matrix.

Fonte: Inovação Tecnológica

Anúncios

One Response to A matrix pode não estar tão longe.

  1. […] Para quem não leu a outra matéria do blog sobre o uso supercomputadores para simular a realidade , sugiro que leiam antes aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: